terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Meu Rio de Janeiro... à Dezembro.

Adoro tudo aqui: o Sol que nasce deixando a Baía de Guanabara dourada e os prédios da Praia do Flamengo amarelos, e se põe cor-de-rosa entre o Dois Irmãos e o mar; o quilo do Fellini e as saladas do Gula Gula; os ônibus circulares tricolores da São Silvestre (as linhas ímpares vão para o Leblon pelo Jóquei e voltam por Copacabana, as pares fazem o caminho inverso); o BB e o Bibi; o jeito irresistivelmente escroto como os cariocas pegam no pau por cima da calça o tempo inteiro, mesmo que na presença de senhoras e crianças; as placas dos carros dizendo "RJ-Rio de Janeiro"; o flyer que se chama "filipeta"; o sotaque ditongado, putíssimo e altamente excitante ("íasso... goshtôaso... mama a minha piróaca!"); a Urca; a farda da polícia fluminense; os nomes pomposos das ruas da Zona Sul (Marquês de Abrantes! Constante Ramos! Aníbal de Mendonça!); as tiras brancas das Havaianas contrastando com os pés morenos e cheios de veias saltadas; o Guaraviton, o Lulu Santos e o Kid Abelha.
Ser Carioca é... Começar alguma conversa com o usual "olha só..." Ser marrento porque pode ser... afinal, olhe só onde a gente mora! Dar inveja nos "não cariocas" pelo simples fato de sermos cariocas... Indignar-se com a inveja dos "não cariocas" com o habitual "faaala sério" Tratar tanto homens quanto mulheres de "cara" sem que isso seja considerado afronta... É comer pizza com catchup sim, e daí?!?! Ter certeza de que esta é a cidade mais linda do mundo, Falar com o "R" arrastado e com o "S" com som de "X" e exagerar ainda mais quando está perto de paulistas; Saber que as maiores torcidas do mundo estão aqui! Saber que o maior estádio do mundo é o Maracanã; Saber que a maior floresta urbana do mundo é a Floresta da Tijuca; Saber que a maior favela do mundo é a Rocinha; Entender porque a maioria dos estrangeiros acham que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil; Aplaudir o pôr-do-sol no posto 9; Beber no AM/PM antes da night Comer no Cervantes depois da night; Parar no meio da night estrategicamente no Bar do Osvaldo e depois...... (quem conhece sabe... quem nunca foi vai continuar na curiosidade) Chegar na boate à uma da manhã; Ver o nascer do sol na praia depois da night; Ficar feliz com o horário de verão começa, porque isso significa uma hora a mais na praia; Agir com naturalidade ao encontrar artistas globais na rua; Buzinar assim que o sinal abre; Tomar mate sempre que estiver com sede; Torcer para alguma escola de samba, mas viajar no carnaval por que a cidade fica cheia de paulistas; Sair no bloco do Suvaco e no Simpatia é quase amor; Sair da Faculdade na segunda-feira e passar no Baixo-Gávea pra tomar uma gelada. Ir à praia sempre no mesmo lugar; Acampar na Ilha Grande pelo menos uma vez na vida; Odiar os argentinos que vão para Búzios nas férias e tratam as brasileiras como lixo; Passar horas na academia, nem que seja fazendo social; Ter amigos no condomínio onde mora; Ter amigos na academia onde malha; Fazer amigos na praia; Ir ao shopping fazer compras e não fazer social, porque isso é coisa, de paulista; Saber que as obras do "Rio Cidade" foram desnecessárias, mas até que ficaram bonitinhas; Odiar a atual situação das praias da Zona Sul; Estar sempre perto de uma favela; Morrer de rir ao ver paulistas dançando funk na televisão, como se esta fosse a última moda; Usar os engarrafamentos para comprar biscoito Globo e apreciar a paisagem; MAS PRINCIPALMENTE... Amar e respeitar muito esta cidade porque, mesmo com todos os seus problemas, ela é a CIDADE MARAVILHOSA!

2 comentários:

  1. O Rio de Janeiro é o melhor lugar do mundo!!
    Adorei o texto, vc que escreveu?
    Show

    ResponderExcluir
  2. Olha só... HOAISUHOAIUSHOAIUSH'

    Paixão, o nome desse sentimento que a gente compartilha é paixão.. Porque lindo mesmo é morar na Cidade mais linda do mundo, e ter orgulho disso!

    ResponderExcluir